É PRECISO SINTONIZAR O MARKETING E PROPRIEDADE INTELECTUAL AO SEU NEGÓCIO

JWBortoloto – Diretor PMBR Santa Maria/RS e região 

 

A cada dia, a concorrência está mais acirrada e o mercado é extremamente competitivo, não perdoando qualquer deslize.

Segundo Philip Kotler, teórico reconhecido da área do marketing, “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”.

O sucesso de uma empresa depende de um montante de fatores como gestão, conhecimento, qualidade do produto, serviço e o último, certamente, seja a base de todos eles: marketing (MKT) e propriedade intelectual (PI).

A propriedade intelectual está relacionada a proteção e o reconhecimento de autoria de uma determinada criação (marcas, patentes, desenhos industriais, direitos autorais, indicações geográficas, entre outros) concedendo ao titular, o direito exclusivo de explora-la economicamente.

A sinergia de ambos é fundamental para qualquer empresa e apenas a minoria dá a devida importância. Grandes marcas, um dia foram pequenas e, se hoje são reconhecidas, parte desse sucesso deve-se a atenção depositada na PI em sintonia com MKT.  A Coca-Cola, por exemplo, caso não tivesse registrado a marca nos primeiros dias de vida, seria uma das potências mais lembradas do mundo hoje? Dificilmente.

Muitas vezes, por desconhecer as leis ou desacreditar do poder da proteção, empresas acabam reproduzindo a criação de terceiros causando prejuízos financeiros justamente pelo fato de se apropriar indevidamente.

O MKT e a PI precisam caminhar juntos. Ao solicitar uma nova identidade ao designer, exija a pesquisa de disponibilidade para conferir se outra empresa já tem o direito sobre o nome ou a figura pretendida. São milhões de empresas ativas no Brasil, as chances de colidir com a marca de com outra empresa é enorme. No caso de disponibilidade, registre imediatamente garantindo exclusividade e a proteção. Criou algo inovador? Realize o pedido de patente e, de mesmo modo, para todas as criações.

O método de sintonizar especialistas em Propriedade Intelectual para as ações de marketing impõe o hábito de práticas preventivas e certamente isso refletirá na valorização da marca e na redução de custos.

Imagine você, empreendedor, o que uma marca devidamente protegida e exclusiva em todo o território nacional poderia fazer pelo seu negócio? Sem dúvida um passo largo à frente da concorrência.

No Brasil o pedido de proteção do registro de marca e de outras criações é realizado através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a Primeiro Mundo Registro de Marcas tem os melhores especialistas para assessorar a sua empresa em todo o processo.

Para Agências de Comunicação e designers, a Primeiro Mundo possui um sólido sistema de parceria, onde disponibiliza serviços de pesquisas e assessoria gratuita agregando valor ao serviço que você oferece. Consulte um de nossos especialistas da sua cidade ou região.

 

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