Com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de propriedade intelectual, por meio de intercâmbio de informações e melhores práticas, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, assinou, no dia 23 de novembro, o Memorando de Entendimento de cooperação bilateral com o Serviço Federal para Propriedade Intelectual da Rússia (Rospatent), representado por seu diretor-geral, Grigory Ivliev.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo o cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, e o funcionário do Escritório Comercial da Rússia no Rio de Janeiro Alexey Smetnev.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Grigory Ivliev também proferiu uma palestra para os gestores do INPI sobre o sistema de propriedade intelectual na Rússia e o funcionamento do Rospatent. Foram destacados temas como as ações de disseminação da informação tecnológica, as atividades de capacitação da Academia do Rospatent e o funcionamento da Organização Euroasiática, responsável por uma patente regional. Saiba mais em entrevista com Grigory Ivliev.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O diretor-geral do Rospatent também conheceu as instalações da Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografia de Circuitos Integrados (Dirpa).

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na parte da manhã do mesmo dia, a comitiva russa e a equipe técnica do INPI estiveram no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano), na COPPE/UFRJ, na Cidade Universitária, no Rio de Janeiro. O LabOceano realiza pesquisas em hidrodinâmica experimental e computacional (CFD) e em modelagem numérica de sistemas oceânicos, sendo um dos mais profundos tanques do mundo para simulação de condições do mar.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Durante vista ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, seu diretor José Carlos Pinto disse ao grupo que uma das prioridades do projeto estratégico do parque é a cooperação com outros países. Foram investidos R$ 144 milhões no parque, tendo como resultado o total de 112 pedidos de patentes em cinco anos, sendo 60 solicitações somente em 2016.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como última atividade, o diretor-geral do Rospatent participará de um workshop com associações de propriedade intelectual brasileiras no escritório regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) no Rio de Janeiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fonte: INPI.